quarta-feira, 6 de outubro de 2010

RESUMO



PESQUISA GOOGLE 2009


É necessário compreender como os consumidores usam a internet e as mídias tradicionais no processo de pesquisa e decisão por apartamento/casa para alugar ou comprar. Uma pesquisa realizada no Brasil com 5.200 consumidores de pelo menos um dos 13 produtos e serviços pesquisados.


Neste processo de pesquisa e decisão, pode-se entender o que o cliente compra, onde ele pesquisa e o que influencia no momento da compra. A média da idade dos compradores é em torno de 33,8 anos e 88% está empregado. O processo de procura e decisão por imóveis é de longo prazo, e em média mais de cinco opções de imóveis são considerados. Sete, em cada dez respondentes, gastaram mais de um mês pesquisando imóveis, e 49% dos pesquisadores estavam inicialmente certos sobre o tipo de imóvel que possivelmente escolheriam.


As ferramentas de busca são extremamente importantes no processo de pesquisa por imóveis e os sites das imobiliárias são as fontes de informações on-line mais utilizadas. Essas ferramentas são úteis para encontrar os sites já conhecidos e as melhores ofertas. 30% dos pesquisadores afirmam que os vídeos on-line ajudaram a conhecer melhor as opções de moradia.


A maioria dos respondentes, ou seja, 61% estão satisfeitos com o resultado da pesquisa por imóveis e as fontes on-line são influentes durante todo o processo de pesquisa e decisão. Conseqüentemente, o Google continua sendo a ferramenta de busca mais utilizada pelos pesquisadores, por oferecer uma melhor cobertura.


Fonte:
Perfil do Mercado Consumidor e Comportamento de Compra: Imóveis Brasil, Outubro 2009, Netpop Research, LLC.